quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TRT manda Domingos Curió voltar ao cargo

O presidente em exercício do TRT da 16ª Região, Américo Bedê Freire, cassou na sentença do juiz Érico Renato Serra Cordeiro e determinou a volta do prefeito de Turilândia, Domingos Curió, ao cargo. Na decisão, Américo Bedê diz que a sentença de Érico Cordeiro baseou-se apenas na “possibilidade do prefeito e secretário, por meio do uso irregular da função que ora ocupam, subtraiam ou substituam documentos”. “Cabe destacar que o site do TRT divulgou em seu noticiário do dia 17/02/2010, que a Quarta Turma entendeu que a Justiça do Trabalho não é competente para o julgamento de causas envolvendo ato de improbidade de prefeito, tendo, ainda, decisões de várias turmas daquela Corte no mesmo sentido sobre a matéria. Desse modo, ainda que superficial, mesmo antes de um juízo de valor fulcrado em cognição exauriente, percebo estar diante de uma matéria polêmica e controvertida, que exige análise mais apurada e contida”, diz o presidente em exercício na sentença. A defesa de Curió foi feita pelo advogado Luciano Allan Carvalho de Matos.

População quer saber do dinheiro do asfalto que Roseana mandou para Pinheiro


O período chuvoso desta temporada é o maior vilão do asfalto das ruas e avenidas da cidade. Essa já é uma descupa do prefeito e seus aliados para não fazerem o asfaltamento das ruas de4 Pinheiro. O dinheiro mais de um milhão de reais chegou desde o inicio do ano passado. A Secretaria Municipal de Infra estrutura, responsável pelo serviço de asfaltamento das vias públicas, já concluiu o serviços nos bairros Santa Luzia, Alcântara e Bubalina, uma rua em cada bairro. De acordo com a programação da prefeitura. Segundo o secretário municipal de Infra estrutura, Ednildo Rodrigues, os próximos bairros a serem atendidos serão João Castelo, Kiola Sarney, Vilas Zé Genésio e Vila Filuca. Como a chuva chegou só no próximo verão. O serviço está sendo executado pelos servidores da Secretaria, com maquinários específicos, como reboque, rolo compactador e outros equipamentos utilizados para asfaltamento de ruas. Pelo que já foi feito não gastaram nem a metade do dinheiro mandado para Pinheiro e todos querem saber o que foi feito do restante???

Secretário de Justiça e Administração Penitenciária anuncia construção de presídio em Pinheiro

Após visita ao Complexo de Pedrinhas realizado no último dia 6, o secretário da recém criada Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, o secretário, anunciou algumas medidas iniciais que irá adotar, entre as quais a regionalização dos presídios. Para isso, disse que iria construir 26 presídios ao longo do governo, sendo um na cidade de Pinheiro, com capacidade para receber 168 detentos. Durante a visita, tomou conhecimento de como funciona o sistema penitenciário do Estado e classificou o sistema como “perverso”, sem possuir as mínimas condições de confortabilidade para os presidiários.

Incêndio destrói fábrica de móveis da Brasillojas

Um incêndio destruiu parcialmente uma fábrica de móveis pertencente ao Grupo Brasilojas, localizada na rua Francisco Leite, na descida do Bar Village, em Pinheiro. O fogo queimou uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, onde estava armazenada grande quantidade de serragem, madeiras, tecidos, móveis e materiais inflamáveis, como tinta e tinner.

Centenas de pessoas residentes nas proximidades da fábrica lutaram para combater o incêndio, que só terminou por volta das 4 da manhã. Várias pessoas atribuem o incêndio a um curto circuito causado em um transformador preso a um poste de energia próximo a indústria, uma vez que viram fogo saindo do mesmo.

Segundo o proprietário da empresa, Antonio Albuquerque, o incêndio foi considerando de grande proporção e a lamina de fogo chegou aos dez metros de altura. “Os prejuízos foram imensos, mas estamos satisfeitos com o resultado de tudo isso, uma vez que as mais de cem pessoas, voluntárias, que combateram o incêndio não sofreram nenhuma gravidade”, disse Albuquerque.

Prefeita Helena Pavão, de Santa Helena, participa de chapa da Famem

A prefeita Helena Pavão (PTB),foto, de Santa Helena, concorre ao cargo de Diretora de Assuntos Jurídicos da Famem - Federação das Associações dos Municípios do Maranhão, na chapa “Famem Participativa”, encabeçada pelo prefeito José Mario Alves de Souza. A eleição acontece no próximo dia 17 de fevereiro.
Veja a composição das duas chapas:

Chapa 1: FAMEM PARTICIPATIVA
1 – Presidente: José Mário Alves de Souza (São João dos Patos)
2 – 1º Vice-Pres.: Irene de Oliveira Soares(Presidente Dutra)
3 – 2º Vice-Pres.: Osmar de Jesus da Costa Leal (Santa Quitéria)
4 - Secretário Geral: Enoque Ferreira Mota Neto (Pastos Bons))
5 – 1º Secretário: Socorro de Maria Martins (São Félix de Balsas)
6 – 2º Secretário: Francisco das Chagas M. da Cunha (Tuntum)
7 – Tesoureiro Geral: Soliney Silva (Coelho Neto)
8 – 1º Tesoureiro: José Gomes Coelho (Estreito)
9 – 2º Tesoureiro: Liorne Branco de Almeida Júnior (Alto Alegre do Maranhão)
10 – Diretor de Educação: Ludmila Almeida Silva Miranda (Brejo de Areia)
11 – Dir. Rep. Brasília: Eliseu Barros de Carvalho Moura(Pirapemas)
12 – Diretor de Saúde: Francisco Emiliano R. de Menezes (João Lisboa)
13 – Dir. de Prev. e Ass. Social: Maria José Gama Alhadef (Penalva)
14 – Dir. de Orçamento e Finanças: Agamenon Lima Milhomem (Peritoró)
15 – Dir. de Serviços Urbanos: Vanderlúcio Simão Ribeiro (São Pedro da Água Branca)
16 – Dir. de Assuntos Jurídicos: Helena Maria de Lobato Pavão (Santa Helena)
17 – Diretor de Segurança: José Francisco Costa de Oliveira (Maracaçumé)

Mulher é degolada e morta em Bom Viver

Leuda Amaral Lafontaine, 32 anos, foi morta a golpes de faca no pescoço, ontem, 4, próximo a sua residência no Povoado Bom Viver, localizado a 15 Km de Pinheiro. Segundo a Polícia Militar, que foi acionada próximo às 19:30h, o crime teria ocorrido por volta das 19:00h. Leuda tinha uma perfuração na altura do tórax e um corte no pescoço. Ela era trabalhadora rural e morava com o marido e filhos, mas a família não estava no momento do crime. O deficiente Visual Zenildo Silva, de 45 anos, conhecido por Zenildo, estava próximo ao local do crime e ainda foi alvejado por um profundo golpe de faca na altura do peito. Foi ele quem gritou por socorro. O mesmo passou por uma delicada cirurgia no Hospital Antenor Abreu, de Pinheiro. Os médicos divulgaram que o seu estado de saúde é estável.

O delegado de Policia Márcio Henrique Teixeira Araújo, que está respondendo pela Delegacia Regional de Pinheiro, aguarda a perícia médica para saber como Leuda foi morta. O corpo da vítima apresentava violência física. O suspeito do assassinato é um homem que morava em uma fazenda próximo a Bom Viver, que dias antes havia roubado a única vaca que a vítima possuía. Ele não teve o nome divulgado. Segundo informações de familiares, Leuda teria vindo a Pinheiro registrar uma ocorrência contra o suspeito de ter roubado sua vaca.Quando chegou em casa, por volta das 5 horas, conversou com familiares sobre o assunto. Mais tarde, por volta das 19 horas, foi a um comércio próximo a sua residência, comprar milho para as suas galinhas. No caminho foi brutalmente degolada.

O que a política não faz:Roseana e Luciano Genésio


Provocou um verdadeiro “alvoroço político” em Pinheiro a foto do suplente de deputado Luciano Genésio (PCdoB) com a governadora Roseana Sarney. Luciano pediu para posar ao lado de Roseana durante a festa de confraternização, após a diplomação dos eleitos, realizada na Casa de Veraneio do Governo, na Praia de São Marcos.

O grupo do ex-prefeito José Genésio, pai de Luciano, faz oposição à família Sarney na cidade há 25 anos. José Genésio já xingou Roseana de tudo quanto foi nome no palanque, apesar de certa vez ter lhe enviado um buquê de flores.Emissoras de rádio e televisão do município passam o dia fazendo enquetes e ouvindo a população sobre uma possível aproximação de Luciano da governadora e, por consequência, do ex-prefeito e secretário de Cidades, Filuca Mendes.O “rebuliço” na cidade foi maior porque o blog revelou conversações entre Luciano e Filuca no sentido de uma possível composição para 2012. O blog ouviu de uma fonte próxima ao secretário de Cidades, o seguinte: “Quando o inimigo é novo, acaba-se com os inimigos velhos”.Por “inimigo novo” entenda-se José Arlindo, um “zé ninguém” na cidade eleito por Filuca e que agora-se virou-se contra o padrinho. Pior: fazendo o jogo rasteiro de seus adversários.

Grupo Dalcar compra Record News em SLZ

O grupo da Dalcar comprou a TV Tropical (Canal 23), que retransmite a programação da Record News em São Luís. A emissora pertencia ao empresário Sérgio Salomão. O valor do negócio não foi revelado, mas estima-se em mais de R$ 5 milhões por ter incluído o prédio-sede da televisão no Renascença.

Filuca passou secretaria para Pedro Fernandes


O ex-secretário Filuca Mendes fez questão de comparecer e passar a secretaria das cidades e destacou as qualidades do novo titular da pasta. “Estou muito feliz por ter sido substituído pelo Pedro Fernandes. A governadora Roseana Sarney acertou. Ele reúne as qualidades de um bom técnico e excelente político. Tenho certeza que o trabalho que iniciamos será muito bem continuado”, disse. Em seu discurso, o deputado licenciado disse que trabalhará em parceria com as prefeituras. “Não viemos para concorrer com os prefeitos. Viemos trabalhar em parceria com as prefeituras no sentido de transformar as cidades em espaços mais humanizados”, declarou. O novo secretário afirmou que pretende ter a Caema sob o controle da pasta, a exemplo do que acontece com o saneamento no Ministério das Cidades. Contou já ter conversado com a governadora Roseana Sarney (PMDB) nesse sentido. Pedro Fernandes explicou que é objetivo futuramente também ter sob o controle da secretaria o Detran.

Dr.Zé Márcio é empossado e diz que vai brigar pelo hospital de alta complexidade em Pinheiro


O secretário de Saúde, José Márcio Leite, afirmou durante sua posse, que um de seus principais objetivos nessa nova gestão na pasta é aumentar o repasse de recursos do SUS por parte do governo Federal ao Maranhão.

O secretário disse que ao assumir a secretaria em julho do ano passado, o Ministério da Saúde só repassava 7,85% do total investido pelo Estado no SUS. Hoje esse percentual aumentou para 28,13% por conta da interferência do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney. José Márcio explicou que o objetivo é chegar à média nacional de 50%. Ele disse que em São Luís e Imperatriz somente 20% da população usa plano de saúde. “Isso significa que dos 6,5 milhões de habitantes do Maranhão, 5 milhões são usuários do SUS”, afirmou o secretário. Apesar das dificuldades, José Márcio Leite contou ter fechado o ano com 135,6 mil atendimentos ambulatoriais e 394,2 mil internações. Outro dado apresentado por ele mostra que o Estado tem hoje apenas 1,3 leitos para cada grupo de mil habitantes. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é que essa relação seja de 2,3 leitos para cada grupo de mil pessoas. O secretário ressaltou que esse quadro mudará radicalmente este ano com a conclusão de 72 novos hospitais, 10 UPA’s, reforma do hospital do Ipem, do PAM-Diamante e de várias unidades regionais de saúde entre elas a de Pinheiro, o hospital de alta complexidade. Será uma luta diária para a implantação desse hospital. Disse o pinheirense. Contou ainda que somente ano passado foram colocados em operação 62 leitos de UTI neonatal. Quando o programa Saúde é Vida estiver concluído serão mais dois mil leitos à disposição da população. Com isso o Estado pulará de 1.3 para 2.5 leitos por habitantes, superando a recomendação da OMS. A posse do secretário foi uma das mais prestigiadas. Além do vice-governador Washingon Luiz Oliveira (PT), do secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, de vários secretários, presidentes de conselhos regionais, estiveram presentes também a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o deputado Victor mendes e o ex. secretário Filuca.

MP denuncia o ex. prefeito de Penalva


O ex-prefeito de Penalva Nauro Muniz está na mira da justiça, por não prestar conta do dinheiro público. No último dia 18, o promotor da cidade Carlos Róstão Martins Freitas ajuizou ação na justiça no sentido de que ele seja citado, interrogado, processado e, ao final, condenado, nos termos da lei, por não ter prestado contas dos exercícios financeiros dos anos de 2007 e 2008.

Segundo o promotor, as prestações de contas referentes aos exercícios desses anos não foram encaminhadas nem à Câmara Municipal de Penalva, nem ao TCE. O Ministério Público baseia a denuncia nos depoimentos prestados pelos presidentes da câmara municipal.

Justiça do Trabalho afasta prefeito de Turilândia


Como resultado de uma Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão, a Justiça do Trabalho determinou o afastamento do prefeito de Turilândia Domingos Sávio Fonseca Silva, conhecido como Domingos Curió, e do secretario municipal de Educação, Rogério Martins Marques. Pela decisão liminar, o presidente da Câmara Municipal deve dar posse, no praxo máximo de 48 horas, ao vice-prefeito Alberto Magno, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O legislativo municipal foi notificado, na manhã desta terça-feira (18/1), para cumprir a decisão do juiz Érico Renato Serra Cordeiro. A liminar determina, ainda, o bloqueio de todas as movimentações financeiras das contas municipais por parte de Domingos Curió.

De acordo com o promotor de Justiça Emmanuel Netto Guterres Soares, titular da comarca de Santa Helena, da qual Turilândia é termo judiciário, Curió nomeou, em 2009, o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Turilândia (SINSEREP-TU), Rogério Martins Marques para o cargo de Secretario Municipal de Educação. Eles são acusados de atos de improbidade administrativa prejudicando a liberdade sindical e os professores. Mesmo ocupando um cargo de confiança no primeiro escalão municipal, Rogério Martins Marques não se afastou formalmente da diretoria do sindicato. Na Ação Civil Pública, o MPMA argumenta que o prefeito cooptou o então presidente do sindicato e o colocou na Secretaria de Educação com a intenção de interferir irregularmente na entidade sindical, mantendo o controle político e administrativo. “Na mesma época, havia negociações sobre o plano de carreira dos professores”, ressaltou o promotor de Justiça. Após o afastamento formal de Marques da direção do sindicato, ele ainda continuou controlando atividades na instituição e possuía, inclusive, a senha para o acesso ao computador da entidade. Além disso, a sede do sindicato funcionava em um compartimento na casa do secretário de educação, que tinha total acesso às dependências, além de receber os aluguéis pagos a si próprio. As contribuições arrecadadas dos filiados também eram depositadas na conta pessoal dele. “A prática de vários atos ilegais foi uma forma de dominar o sindicato e adequá-lo aos interesses da Prefeitura Municipal”, avaliou Emmanuel Netto Guterres Soares. Ao tomar conhecimento dos fatos, o Ministério Público identificou atos de improbidade administrativa, interferência indevida e manipulação política na liberdade sindical. Na Ação Civil Pública, o MPMA pede a condenação dos acusados por improbidade administrativa, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.

Rompimento à vista em São João Batista


A confusão está grande em São João Batista entre a prefeita Surama Soares (PV) e o vice-prefeito Carlos Figueiredo (PSDB). Eles assumiram o comando do município em junho do ano passado após a cassação do prefeito reeleito Eduardo Dominici (PSB).

O problema acontece porque a prefeita cortou todas as asas do tucano, que é o secretário de Saúde da cidade. Até hoje não instalou a secretaria em uma sede própria. Carlos Figueiredo despacha de uma sala do setor de fisioterapia da Unidade Mista José Maria Santos Jacinto. Além disso, Surama controla com mão de ferro todos os recursos da pasta. Até para receber diárias o vice tem de fazer ofício pedindo à prefeita. Por ser funcionário concursado do Tribunal de Justiça, ele optou pelo salário do órgão. Não recebe nada como vice e secretário. Os dois nem se falam mais. Segundo apurou o blog, Carlos Figueiredo cobra a promessa celebrada nas eleições de 2008 de ser ele o candidato a prefeito em 2012, após a realização de uma pesquisa. Por conta disso, teve uma discussão dura com o marido de Surama, o ex-prefeito Zequinha Soares, o Doutor Zequinha (PMDB): - Vocês não estão cumprindo a promessa. Isso é coisa de mal caráter – disparou o tucano durante um bate-boca entre os dois. Carlos Figueiredo ameaça entregar o cargo de secretário de Saúde a qualquer momento.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DE OLHO NOS POLÍTICOS

Sheila Cordeiro vai assumir Secretaria de Saúde

A enfermeira Sheila Cordeiro foi convidada pelo prefeito José Arlindo Silva Souza, de Pinheiro, para assumir a Secretaria Municipal de Saúde a partir do dia 1º de janeiro de 2012, em substituição a Sheila Lima, que vai ocupar nova função na administração. Sheila Cordeiro é irmã do vereador Stélio Cordeiro e para aceitar a função teria feito algumas exigências. Uma delas seria autonomia para trabalhar e fazer as coisas acontecerem na saúde. Alguns já apostam que ela não passará mais de dois meses.

Câmara aprova contas de Dr. Achilles

A Câmara Municipal de Pinheiro, em seção plenária, aprovou por unanimidade em turno único o Decreto Legislativo n. 008/2010, referente à prestação de contas do Executivo, Exercício Financeiro de 2000, período de 09/10/2000 a 31/12/200, sob a responsabilidade do ex-prefeito Aquilles Ribeiro. O presidente do Parlamento Municipal, vereador Gilmar Soares, promulgou o Decreto Legislativo 008/2010 que aprovou as prestação de contas do ex-prefeito Aquiles Ribeiro, ratificando parecer do Tribunal de Contas do Estado/TCE.

Chico de Cajapió casado mais uma vez

O prefeito de Cajapió Chico da Cerâmica foi cassado mais uma vez pelo juiz de São Vicente de Ferre por improbidade administrativa. Ele já foi afastado outras vezes e voltou. O juiz disse que espera que desta vez a justiça seja feita e ele seja afastado em definitivo da prefeitura de Cajapió.

Cabo Feitas saiu e voltou

O mesmo Juiz que afastou o prefeito Chico da Cerâmica de Cajapió, afastou o prefeito de São Vicente Cabo Freitas. Cabo Freitas conseguiu uma liminar e voltou rapidinho para a prefeitura de São Vicente.

Relatório do caos da saúde de Pinheiro

Um relatório está sendo feito pelos vereadores sobre o caos na saúde de Pinheiro. As informações estão sendo colhidas; os depoimentos de pessoas vitimas nos hospitais Materno e Antenor Abreu estão sendo feitos. Eles querem mostrar e pedir uma investigação para saber o que está sendo feito com o dinheiro da saúde de Pinheiro, pois em muitos momentos nem seringa para aplicar uma injeção existe. Disse o vereador Beto de Ribão.

Penaldon Moreira baixando a bola

Muita gente acredita que grande parte 99% da arrogância do advogado e deputado derrotado Penaldon Moreira se devia a fama do irmão pistoleiro e agenciador de morte Pelha. Com a morte de Pelha muitos acham que ele vai procurar o seu lugar e baixar a sua bola.

Quanto pior melhor em Turilândia

Foi o que afirmou o promotor na audiência Pública em Santa Helena Dr. Emanoel Soares. Além de não ter delegado, o prefeito não faz o menor esforço para que tenha. A viatura está parada por falta de uma bateria que custa R$ 400,00 reais e ele não faz nada para que ela volte a rodar. A criminalidade e a violência em Turilândia assustam.

Zé Márcio o pinheirense apaixonado

O pinheirense, presidente da APLAC e secretário da saúde do Maranhão o apaixonado Zé Márcio, quando está em Pinheiro, se solta e fala sobre o seu amor pela sua terra e sua luta para melhorar a saúde de Pinheiro e região. Já deixa a todos os seus colegas de queixo caído. Até há pouco tempo seus discursos eram apenas de acadêmico. Hoje já tem uma carga grande de política. É admirável o avanço disse uma confreira que acompanha sua trajetória de perto.

O conhecido Geraldo Júnior ataca de empreiteiro na Baixada

O ex. funcionário que teria sido demitido e seria investigado por fraude no BB, o ex. vereador cassado de Pinheiro, o ex. presidente da comissão de licitação da CAEMA que responderia a vários processos, acreditem ataca agora de empreiteiro de obras federais. Um ginásio licitado na terra do Conselheiro Jorge Pavão Santa Helena teria sido ganho por ele e sua empresa, por um preço lá em baixo. Foi tão baixo que quem conhece diz ser difícil fazer. Pavão já disse “ele vai ter que fazer e fazer bem feito”.

Zé Arlindo continua demitindo

Quem pensou que passado os rancores da eleição o prefeito de Pinheiro Zé Arlindo iria parar com as demissões se enganou. Ele continua demitindo. O que mais impressiona são os critérios das demissões. Ninguém sabe quais são. Antes eram ligados a filuca. Agora a coisa é na doida. Dizem que basta um vereador ou algum puxa saco dizer que alguém fala ou falou mal dele que ta na rua. E a justiça. Nada!

Geraldo ganhou a Câmara em Peri Mirim

O ex. prefeito Geraldo ganhou a presidência da Câmara de Peri Mirim. O todo poderoso Geam, queria tomar e dar a seu sogro e fazer Geraldo Inelegível. Não conseguiu. Agora com maioria os vereadores ameaçam abrir um CPI para saber o que o secretário Gean e a filha do prefeito Afonso Tânia estão fazendo com o dinheiro que chega e não dar pra fazer nada, nem pagar o funcionalismo.

Capim é novamente presidente

O vereador Capim é novamente o presidente reeleito da Câmara de Santa Helena. Ele se prepara e quer ser o prefeito, substituindo a prefeita Helena. Ainda não há decisão,mas, o grupo da prefeita Helena e do conselheiro Jorge Pavão vai unido para a eleição.

Festa para cabo Freitas

A população foi para a rua comemorar a volta do prefeito de São Vicente Cabo Freitas que havia sido afastado pela Justiça.

Chico da Cerâmica voltou de novo

O prefeito de cajapió Chico da cerãmica, também voltou para a prefeitura de Cajapió. Ele foi afastado mais uma vez e mais uma vez voltou.

Fabricio de volta à procuradoria de Pinheiro

O advogado Fabricio Lobato tá de volta a procuradoria da prefeitura de Pinheiro. Ele tinha saido e voltou acusando o seu tio Filuca de desviu de verba. O que teria acontecido, pergutam.....

Imetro levou as balanças da feira de Pinheiro

O IMETRO fez a fiscalização e avisou que se não fossem trocadas as balanças que estavam sendo usadas na feira de Pinheiro, seriam recolhidas. Aviso dado, aviso cumprido. Depois de alguns meses da primeira fiscalização o órgão voltou e achou tudo nas mesmas condições. Resultado. Levou tudo embora, deixando os vendedores de carne, peixe e verduras sem balanças. Segundo funcionários do Imetro as balanças estavam com até 200 gramas a menos do peso normal. O consumidor estava sendo lesado.
As pessoas que vendem avisaram os diretores da feira do que poderia acontecer. Não fizeram nada e o resultado foi o prejuízo para os vendedores. A reclamação foi geral. Sem balanças os vendedores tiveram que providenciar suas balanças, pois o prefeito mandou avisar que não compraria as balanças novas. Foi um Deus nos acuda. Sem poder vender eles tiveram que comprar as balanças. Procurado, o secretário João Paulo disse que como os vendedores não pagam nada, foram isentados pelo prefeito no começo da sua administração, não caberia à prefeitura assumir esse ônus. Cada um teve que comprar a sua balança nova.

Irmão de deputado é morto no PI


O irmão do deputado estadual e ex-prefeito de Pinheiro, Penaldon Jorge (PSC). Péricles Pinheiro Moreira, de 52 anos, mas conhecido como “Pelha”, foi assassinado brutalmente com 13 tiros. No fim da tarde do dia 11 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuária, em Teresina, Piauí, onde aconteceu a expoapi.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do estado do Piauí, o crime aconteceu em uma rua que da acesso à estrada lateral do parque, onde a vítima estaria descarregando alguns cavalos para serem expostos na feira agropecuária.
Segundo a PRF, o crime tem características de pistolagem (morte encomendada). De acordo com informações colhidas no local, Pelha estava perto do caminhão onde estavam os cavalos que iriam participar da 60ª edição da expoapi, quando foi surpreendido por três homens armados, que estariam em veículo corsa classic, de cor vermelha, de placa não identificadas, os executores chegaram a disparar cerca de 15 tiros e 13 atingiram Pelha em várias partes do corpo.

Polícia prende suspeitos de matar dono de churrascaria


A polícia do município de Santa Helena, distante 385 quilômetros de São Luís, conseguiu prender três homens suspeitos de envolvimento no assassinato do empresário Boaventura Rodrigues Pinheiro Filho, de 40 anos, ocorrido na noite do dia 12 de dezembro, dentro da Churrascaria do Vitor, de sua propriedade. O caso foi considerado latrocínio (roubo seguido de morte), já que os criminosos teriam roubado uma quantia em dinheiro do bolso da vítima.
Presos no bairro Morada Nova, onde residem, os suspeitos foram identificados pela polícia como Jadailson Braga Ferraz, o Zarolho, de 18 anos; Ruben Fábio Nunes, de 31 anos, e Zacarias Moraes Pavão Neto, o Filhinho, de 19 anos. De acordo com a delegada regional de Pinheiro, Laura Amélia Barbosa, o trio foi localizado no início da manhã do dia 13 de dezembro, em um imóvel próximo à churrascaria. No local, a polícia recolheu a carteira porta-cédulas do empresário e pertences de funcionários.
“Logo após o crime, nos empenhamos para localizar os assassinos. Os policiais militares resolveram entrar em um prédio em construção, e perceberam que nos fundos do imóvel havia uma trilha que dava acesso a um matagal. Depois de seguirem esse caminho, os militares encontraram uma casa, na qual estavam os três suspeitos. Com o trio, foram encontradas peças de roupas, o que indica que ali funcionava como uma espécie de esconderijo do grupo”, explicou a delegada.
Prisão - Conduzidos à delegacia de Santa Helena, os suspeitos prestaram depoimento. Filhinho contou que chegou a disparar duas vezes contra o empresário, mas não o atingiu. Segundo ele, os tiros que mataram Boaventura Rodrigues foram dados por Zarolho. Filhinho disse ainda que, após constatar a morte da vítima, se aproximou do corpo e retirou o dinheiro de sua carteira.
Conforme a família do empresário, a vítima havia anotado no Livro Caixa, somente naquele dia, a entrada de pelo menos R$ 12 mil. Na casa da mãe de Zarolho, a polícia apreendeu uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38. A pistola havia sido tomada de assalto de outro comerciante, há menos de um mês, naquela mesma cidade.

Homicida Pretinho é assassinado em Turilândia

Quem não lembra do homicida Pretinho, assassino da enfermeira Cleomar assassinada em sua casa na Cohab, quando ele e um comparsa tentavam roubar a residência da enfermeira. Depois de ser solto e cometer muitos crimes em Pinheiro e na região foi assassinado em Turilândia, depois de roubar um celular. Pretinho fora da cadeia vinha cometendo muitos crimes de assaltos, roubos e até mortes. Nada continha o ímpeto do perigoso Pretinho.
Depois de sair foragido de Pinheiro, encontrou o que procurava em Turilãndia onde estava agindo e cometendo roubos e assaltos. Ele já vinha sendo procurado pela policia de Pinheiro e de Turilândia, pois, as queixas contra ele eram muitas. Pretinho foi assassinado à facadas por elementos até agora não identificados. Para muitos que conheciam e sabiam do que ele era capaz, fica a certeza de que finalmente foi feita justiça. Dizem.

Aluna e professora de Pinheiro participam de Olimpíada em Brasília e trazem o vice campeonato


A aluna Mayara Martins Pereira da 3ª série do Ensino Médio e a Professora da Língua Portuguesa Rosa Maria Sarges Lima ( aluna e Professora do Dom Ungarelli – rede estadual- Pinheiro/MA), participaram da final da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Artigo de Opinião, com o tema: O lugar onde vivo; e o trabalho - Festas: Diversão versus indignação. O trabalho mostrou a preocupação da aluna com o número excessivo de festas na cidade de Pinheiro deixando assim a juventude exposta a todo tipo de riscos como drogas e prostituição, ainda enfatizando que as festas não são as únicas formas de diversão e entretenimento para a juventude muito pelo contrário. De forma bastante coerente e inteligente, Mayara demonstrou que existi uma luz muito forte no fundo do túnel, sendo necessário uma parceria mais coesa entre escola, família e sociedade. “ Penso que todos têm direito de procurar locais para divertirem-se ou promoverem suas festas, contudo, a realização exacerbada traz inúmeros transtornos à população, um deles é o incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas, mal que atinge muitas famílias.” Segundo Mayara, tudo começou com o trabalho nas oficinas propostas pelo projeto da Olimpíada. Dentro dessas oficinas foi possível a realização de um debate, para despertar as idéias acerca do trabalho infantil. Eram posicionamentos contra e outros a favor. Tudo isso para estimular em nós, alunos, a capacidade de raciocínio.
Logo após esse trabalho iniciamos os nossos textos, o tema geral era “O lugar onde vivo”, dentro disso, iríamos pesquisar um problema que ocorre em nossa cidade, com gancho no geral, e que divide opiniões. Escolhi falar sobre o excesso de festas, e os problemas que são desencadeados por suas realizações, dentre eles exponho a criminalidade (assaltos, roubos, uso e venda de drogas), além do apego dos jovens a esse tipo de diversão, e o desapego dos mesmos aos estudos. Perguntei a alguns populares as suas opiniões, o que resultou em posicionamentos favoráveis e desfavoráveis a essa temática. Todas essas informações deveriam ser colocadas com argumentos convincentes independentemente de serem a favor ou contra, o texto deveria dividir realmente a opinião dos leitores, contando assim com o meu posicionamento e possíveis soluções.
Feito o texto, o mesmo passou pelas comissões escolar, municipal, estadual, e regional. Totalizaram-se 4 milhões de inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa, contando todas as modalidades. Foram escolhidos 125 ( em cada modalidade) textos para a fase Regional (Semi Final), realizada em São Paulo. Ganhamos a medalha de bronze. Lá, participamos de outras oficinas nas quais pudemos trabalhar um pouco mais sobre o artigo de opinião, assim como escrever outro texto (não para concorrer), e fizemos algumas correções nos nossos que estavam concorrendo. Participamos de um programa chamada PONTO DE VISTA que foi transmitido ao vivo pela Internet e pela TV Futura. Visitamos o Museu do Futebol, o Estádio do Pacaembu, andamos pela Avenida Paulista e fomos até a Livraria Cultura. No dia 18, à noite, no Teatro Paulo Autran ocorreu a cerimônia de divulgação dos classificados para a fase Nacional (Final), realizada em Brasília. Entre os 38 eu fui selecionada. Ganhamos a medalha de prata.
Já em Brasília estavam todos os 38 classificados de cada categoria. Fizemos um passeio pela cidade.Visitamos a praça dos Três Poderes, o Palácio da Alvorada, a Catedral de Brasília entre outros locais. À tarde houve a culminância de toda a Olimpíada, com um evento que contou como apresentadores a Rosi Campos e o Cássio Scapin, além da presença ilustre do Presidente Lula e do Ministro da Educação Fernando Hadad. Música ao vivo, com Adriana Calcanhoto. Nesta cerimônia foram divulgados os 5 grandes finalistas de cada modalidade.
A emoção de estar ali, sendo homenageada foi tamanha, pois nos dá a sensação de dever cumprido, de vitória, de merecimento e de reconhecimento do esforço, tanto meu, quanto da professora.

Criada associação de Área de Invasão

Os ocupantes de uma área de terra da prefeitura de Pinheiro, localizada no bairro Rio Preto, próximo ao Fomento, seu reuniram na tarde de ontem, 04, para criarem uma Associação de Moradores. Para presidir a entidade foi escolhido um cigano de nome Zacarias. Outros três ciganos participam da diretoria da entidade. O local que pertence a uma área de invasão, recebeu o nome de Residencial Prefeito José Arlindo, por meio de votação da comunidade.Desde o inicio da ocupação da área, as diversas lideranças da invasão começaram a se reunir e lutar pela criação de uma associação de moradores, a fim de defender os direitos daquele local que, foi adquirido em 2006 pelo ex-prefeito Filuca Mendes para construir 390 habitações, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O convênio foi de R$ 5 milhões e 170 mil reais.O prefeito Zé Arlindo recusou o dinheiro e cancelou o convênio com a caixa.
Cerca de 400 famílias de sem-teto e principalmente ciganos e proprietários de casas e comerciantes e lideranças de uma industria de ocupações de terrenos em Pinheiro, ocuparam um terreno próximo a Bubalina. Uma placa do Governo Federal foi erguida com os detalhes do convênio e até hoje permanece no local. Na época chegaram a ser cadastradas mais de 2 mil famílias. Mas como isso não aconteceu, resolvemos fazer a ocupação da érea, para que nos mesmo construamos as nossa casas”, afirmou Helena Silvestre, uma das invasora.
“Estamos com a ocupação consolidada. Nossa perspectiva é abrir negociação com o poder público - em particular com a Prefeitura de Pinheiro - para encontrar solução para essas famílias”, argumentou o cigano Zacarias, um dos líderes dos invasores. Zacarias seria apenas um testa de ferro de autoridades ligadas ao prefeito que teriam tirado quase metade dos terrenos. O caso vai para a justiça.

Confirmados vários casos de Aids em Pinheiro

O Maranhão tem a confirmação de 5 mil casos de Aids no estado, podendo chegar a 20 mil, uma vez que apenas 1/4 da população mundial portadora do vírus sabe de sua contaminação. Esses dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgados durante videoconferência na Univima-Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Os casos comprovados de soropositivos em Pinheiro já passam dos 50 e preocupam a todos. A Secretaria de Saúde do Município está fazendo mutirões na cidade, mas, as pessoas reclamam das poucas ações da secretária pelo numero de casos já comprovados em Pinheiro. Principalmente na conscientização da população pare os riscos desse mal. Pelas informações não oficiais o numero de casos de AIDs em Pinheiro supera o registrado. Muitos que tem condição fazem o tratamento em São Luis para não serem identificados em Pinheiro. Os casos já são preocupantes.

Começou o período da piracema em Pinheiro


O Núcleo de Recursos Pesqueiros da Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão preparou um plano de ação para fiscalizar durante o período da piracema, que está em vigor a partir do dia 01 de dezembro e se estenderá até o dia 30 de março de 2011. A piracema é o período destinado à reprodução das espécies.
E a Portaria Ibama n° 85/03-N trata sobre o período da piracema para os rios Pindaré, Maracaçumé, Mearim, Itapecuru, Corda, Munim, Turiaçu, Pericumã, Flores, Balsas e Grajaú, bem como em igarapés, lagos, barragens e açudes públicos do Maranhão. O período de proibição se estende de 1º de dezembro a 30 de março.
Segundo a funcionária do Ibama de Pinheiro a senhora Naura, somente é permitida na época da piracema a pesca mediante a utilização de linha de mão ou vara, linha e anzol, molinete ou carretilha e caniço. Cada pescador poderá capturar por dia, no máximo, cinco quilos de peixes para subsistência de sua família.
O Ibama alerta para as punições a quem desobedecer a piracema. Quem for pego em flagrante infringindo a lei terá seus equipamentos de pesca apreendidos, será multado e ainda poderá responder a processo criminal.

Região da Chapada começa a sentir os primeiros efeitos da seca


Sem chuva há mais de 120 dias, a região da Chapada começa a sofrer os primeiros efeitos da falta de água. Os rios, córregos e açudes já estão completamente secos. Os povoados até agora mais castigado com a falta de chuva são: Bom Viver, Cajazeiras, São Sebastião, São Luizinho, Viveiro, Montes Claros, Buriti, Outerinho de Pedra, São Paulo, Queimada de João, Vitorinha, Tingidor e Campo Novo, com uma população de mais de quatro mil habitantes. Por se tratar de uma região semi-árida, os moradores desses povoados são bastante atingidos pela estiagem. Vários córregos, açudes e até rios da região estão totalmente secos, obrigando os moradores a remanejar o rebanho para os campos inundáveis e lugares mais baixos, ou até mesmo retirar água de cisternas para garantir a sobrevivência dos animais até que a chuva reapareça na região.
Para quem vive nesses povoados e passa diariamente por locais onde antes havia água, e hoje se depara com um cenário desolador, o sentimento é de preocupação, como afirma o lavrador Edvaldo Serrão. “A gente fica impressionado com uma imagem desta. Este rio fica bastante cheio durante o inverno, e agora, presenciar uma imagem dele totalmente sem água, nos deixa assustados de pensar como ficaremos nesta região nas próximas secas”, diz, referindo-se ao rio que divide Campo Novo de Buriti.

Para Carinho Banda, de Bom Viver, cada ano que passa está ficando pior. “Este ano a estiagem começou bem mais cedo, devido ao inverno pequeno do ano passado. Esta é uma época muito difícil ‘pra’ gente. O gado da região já não tem água para beber a gente não pode fazer nada, a não ser levar os animais para os campos”, comenta.

Pastoral da Criança comemorou 25 anos na diocesse em pinheiro


Mais de duas mil pessoas vindas de todas as paróquias da Diocese participaram das comemorações. Uma caminhada que teve inicio das 7:00h na praça Sarney e que percorreu as principais ruas da cidade iniciou as comemorações dos 25 anos da Pastoral da Criança na região da Baixada.
Após a caminhada, foi celebrada uma missa em Ação de Graças na quadra do CAIC, presidida pelo bispo Dom Ricardo Páglia, e com-celebrada por 6 sacerdotes da Diocese.Após a missa aconteceram várias atividades, como apresentação das paróquias, palestras, atividades culturais, almoço comunitário, etc.
Segundo uma das coordenadoras da pastoral na Diocese, Sra. Fátima Cavalcante, os 25 anos da Pastoral da Criança em Pinheiro representam 25 anos de voluntariado em defesa da vida de crianças e gestantes, 25 anos de promoção da Paz, do amor do respeito e da cidadania nas famílias acompanhadas. “Para realizarmos este tão importante evento, contamos com a valiosa presença e colaboração de todos os pinheirenses. A Pastoral sobrevive de parcerias e doações, e por isso buscamos essas parcerias e que Deus derrame graças na vida daqueles que partilham seus bens com alegria e principalmente quando essa partilha é em prol da vida”, disse a coordenadora.
A Pastoral da Criança é uma rede de solidariedade formada por mais de 242 mil pessoas capacitadas, trabalhando voluntariamente no combate à desnutrição e à mortalidade infantil e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras.
Especificando mais, podemos dizer que é um serviço de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acompanha gestantes e crianças em bolsões de pobreza e miséria, independente de cor, raça, crença religiosa ou política.

Brasillojas festejou 32 anos de sucesso na Baixada


A Brasillojas organizou uma grande programação e durante mais de 60 dias fez promoções, distribuiu prêmios, fez promoções relâmpago, fez manifestações nas lojas e nas ruas e chamou a atenção de todos os clientes para a grande festa que seria o encerramento com o bingo de valiosos prêmios como motocicleta e material de construção. O empresário Antônio Albuquerque dono do grupo Brasilojas se superou e no dia da festa na Praça do Centenário com a animação da Super Banda Miragem extrapolou e saiu na sua empolgação que já é peculiar em dia de festa, distribuindo mais de uma centena de valiosos prêmios aos presentes e aos que acompanhavam e torciam de casa, pois haviam comprado e estavam concorrendo a todos os prêmios oferecidos.
A festa foi inesquecível, com a praça lotada de clientes e simpatizantes que participam daquela que já virou uma tradição, o aniversario Brasillojas, que este ano foi para as ruas de toda Baixada e surpreendeu a população com o elogiam em faixas: “ todo mundo gosta”. Além da premiação durante as festividades que eram diárias em todas as lojas da região; Albuquerque tem feito desde os 25 anos, premiado os clientes que mais compram durante o ano. Neste foram 32 contemplados com premiação em dinheiro, da média do que compraram durante todo os meses do ano. Foram mais de R$ 19.000,00 dezenove mil reais devolvidos em forma de reconhecimento aos clientes preferenciais que mais compraram na Barsillojas em Pinheiro e na Baixada.
A Brasilojas cresce, se atualiza e se moderniza e junto com as exigências dos clientes busca novos parceiros e garante ao povo de Pinheiro e da região um dos, se não, o grupo mais forte da Baixada. É com esse espírito de grande empreendedor que Albuquerque já é hoje na região o maior anunciante em mídia da Baixada. Albuquerque expande seu grupo em vários seguimentos, o que garante a todos clientes, participarem de inovações como a promoção” Good Look” (boa sorte) que dar ao cliente que compram a vista ou a prazo a oportunidade de ter seu debito todo quitado ou ter o seu dinheiro de volta em sorteios semanais realizados pela TV. “Comandando a festa e a premiação, Albuquerque ao final se disse satisfeito,realizado e feliz, pois, estava devolvendo um pouco com alegria, aquilo que as pessoas lhes dão durante o ano inteiro nesses 32 anos. “ sucesso”. Disse.

Alunos do PROERD participam de festa de formatura


665 alunos da 4ª série das escolas da rede municipal de Pinheiro receberam o certificado do projeto
Os 655 alunos da Rede Municipal de Ensino de Pinheiro participaram da festa de formatura do Proerd, Programa de Resistência as Drogas e a Violência, realizada hoje, (07), no Ginásio Poliesportivo Lourenço Farias.
Participaram da formatura os pais dos alunos, professores, o secretário de Educação Ribinha Dias, representando o prefeito José Arlindo, o Comandante do 10º BPM Major Bertoldo Pinheiro, oficiais e praças da Policia Militar, a secretária de Ação Social Dilena Diniz e demais convidaos.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, apenas no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Queimada do campo revolta população pinheirense


Um hábito que virou mania e que todo final de verão, algumas pessoas sem nenhuma informação, insistem em continuar queimando o campim seco dos campos de Pinheiro. Além de queimar todos os nutrientes vivos, a fumaça gerada pela queima tem atormentado toda população de Pinheiro que reclama do mal estar que a fumaça produz. É desesperador diz a Dona Maria José que tem 3 crianças na sua casa e quando eles tocam fogo no campo, a fumaça vai toda em direção da sua casa trazendo total desespero, pois as crianças sofrem com a fumaça. Não é por falta de aviso e de pedidos. Nunca se sabe que são as pessoas que tocam. Mas sempre tem alguém tocando fogo nos campos próximos da cidade.
Para o técnico Agrícola Carlos Prestes essa queimada faz um mal danado em todos os sentidos. Enfraquece o campim, destrói o solo e seus nutrientes, que já são poucos e causa um dano muito grande ao meio ambiente pela quantidade de fumaça que é lançada no ar. Se as pessoas soubessem o mal que causa essa queimada, jamais tocariam fogo no capim seco numa época dessa. Eles acham que o capim nasce mais verde. Ele nasce de qualquer jeito verde com as chuvas. O problema são as conseqüências que essa queimada causa ao meio ambiente e aos animais que comem a cada ano um pasto mais fraco.

Ten. Cel. Furtado deixa o 10º Batalhão e recebe homenagens e títulos


Respondendo alguns questionamentos de amigos da Imprensa e em respeito à estes profissionais que sempre me dispensaram significativa atenção em Pinheiro, região da Baixada e São Luís, informo-lhes o seguinte:
Encontrava-me de férias regulamentares após 05 (cinco) anos initerruptos de serviços prestados à PMMA e 11 meses à frente do 10° BPM “Guardião da Baixada”.
Nos dias que antecederam o meu retorno ao Comando do 10° BPM, tomei conhecimento através do Boletim da Corporação de n° 191 de 26Out2010 que por ato (Portaria de n° 835-DP/2 de 20Out2010) do Sr. Comandante Geral da PMMA, fui exonerado do Comando, a contar de 17Out2010.
Neste ínterim, outras férias atrasadas me foram concedidas, as quais se estendem até o dia 25Nov2010, quando então passarei o Comando do 10° BPM ao Maj Bertoldo, oficial designado para assumir a função.
Resta-me agradecer à população, às autoridades, amigos conquistados e principalmente a IMPRENSA nos 21 municípios da Baixada Ocidental Maranhense, pelo apoio recebido, pela consideração, pela amizade e acima de tudo por terem contribuído significativamente, ajudando os integrantes do 10° BPM a diminuir no período de 17Set2009 a 17Ago2010, os índices de violência e criminalidade na região.
Alavancamos os avanços:
1) Dinamização do policiamento ostensivo (policiamento motorizado na região bancária e comercial de Pinheiro) e áreas periféricas;
2) Maior diálogo com todos os setores, em todas as esferas;
3) Melhoria das condições de trabalho e a valorização dos companheiros policiais militares;
4) Aumento das parcerias institucionais;
5) Maior assistência ao setor educacional (Implantação do GEAPE “Grupo Especial de Apoio às Escolas”, dinamização do PROERD “Programa Educacional de Resistência às Drogas”);
6) Instituição de Projetos de grande alcance social: Ressocialização de Adolescentes em conflito com a lei através de Medidas Socioeducativas (Prestação de Serviços), CARNAPM “Carnaval para os Policiais Militares”;
7) Conclusão da residência oficial do Comandante do 10° BPM (em frente ao Quartel), propiciando que o oficial de maior posto do Batalhão prestasse uma maior assistência a tropa de serviço nas 24 horas do dia;
8) Realização de visitas e palestras em toda á área do Batalhão
9) Dinamização e apoio aos Conselhos de Segurança Comunitárias;
10) Construção do Refeitório do 10° BPM, entre outras;
Desta forma estou convicto de que realizei o que de melhor poderia fazer e de consciência tranquila com a sensação do dever cumprido.
Aguardando a classificação para a próxima missão, desejo ao meu sucessor - MAJ BERTOLDO - que consiga melhorar as condições de Segurança Pública na Região da Baixada.